Apesar deste editor ser um grande apreciador dos smartphones Samsung, é importante apontar alguns pontos críticos. Um deles é explicar por que não compraria o S21 FE em 2024.
A linha Fan Edition da Samsung atraiu muitos consumidores intermediários desde o seu lançamento. A proposta da Samsung é permitir que os usuários experimentem recursos avançados da linha S no FE, com a esperança de que, no próximo “upgrade”, optem por um modelo top de linha.
S21 FE: última atualização
Um dos principais motivos para não comprar o S21 FE em 2024 é a provável última atualização do Android para este modelo. Após essa grande atualização, o celular receberá apenas patches de segurança, previstos até 2027.
Atualmente, há uma nova variante no mercado: o Samsung Galaxy S23 FE. Este modelo vem equipado com um Exynos 2200 mais avançado, que, segundo o Canaltech, superou o Snapdragon 8 Gen 2 em testes de Ray Tracing.
S21 FE: altos e baixos e sucesso
O S21 FE é o meu principal aparelho atualmente e, com base em feedbacks de outros consumidores, ele teve momentos de altos e baixos em seu desempenho. Para usos básicos, ele atende bem, mas alguns problemas persistem.
Quando chegou ao mercado, veio com o Android 12 e a versão ONE UI 4.1. Um dos problemas mais comentados foi o superaquecimento, que afetou negativamente a experiência do usuário.
No início do Android 13, a Samsung conseguiu corrigir parcialmente esse problema com a ONE UI 5.1, mas ele voltou a ocorrer após algumas atualizações pontuais, embora de forma menos grave.
Diferente do S20 FE, o S21 FE não fez tanto sucesso. O Samsung Galaxy S20 FE também chegou ao mercado com o chipset Exynos, mas após muitas reclamações de superaquecimento, a Samsung disponibilizou a versão com Snapdragon no Brasil, o que fez as vendas dispararem em teras tupiniquins.