A empresa Alphabet, proprietária da marca Google, anunciou novidades que prometem ser revolucionárias e dá fim a senhas. Anteriormente, a promessa já havia sido feita.
Como dito anteriormente, a promessa de que novo recurso para substituir senhas fosse lançado até o final do ano foi feita num comunicado informando que o Google Authenticator receberia atualizações. A saber, o aplicativo de verificação em duas etapas agora vai permitir que códigos fiquem salvos em nuvem utilizando a conta do gmail.
Veja também: S23 FE com chipset Exynos 2.200 sugere novo rumor
Contudo, na mesma ocasião, a empresa anunciou que um recurso para substituir senhas estava em desenvolvimento com objetivo de substituir senhas e até os códigos de verificação de duas etapas para efetuar login.
“Ao contrário das senhas, as chaves de acesso só podem existir em seus dispositivos. Eles não podem ser escritos ou dados acidentalmente a um ator ruim. Quando você usa uma chave de acesso para fazer login na sua Conta do Google, isso prova ao Google que você tem acesso ao seu dispositivo e pode desbloqueá-lo.”, comunicado Google.
Na conta do usuário, são geradas as chaves para realizar login ou outras ações na conta. Essas chaves ficam armazenadas em um computador ou smartphone e, para confirmar a identidade do usuário que está tentando acessar a conta, é necessário fornecer a biometria de bloqueio de tela ou PIN.
Em caso de login indesejável, o recurso vai poder ser desativado por meio de acesso às configurações do Google.