7 melhores recursos do WhatsApp; confira

Já se passaram dez anos desde que a Meta comprou o WhatsApp. Embora foi uma aquisição controversa na época, considerando a postura questionável do Facebook em relação à privacidade do usuário.

Pelo contrário, o mensageiro prosperou como um aplicativo de mensagens, conquistou bilhões de usuários em todo o mundo e realmente melhorou no que se propõe a fazer: manter as pessoas conectadas.

Na verdade, a maioria dos recursos que hoje não conseguimos viver sem foram introduzidos pela Meta – e alguns deles podem surpreender você. Aqui estão os principais recursos que o WhatsApp adicionou na última década e que mudaram completamente a forma como usamos o aplicativo.

Chamada de Voz e Vídeo

Neste ponto, não pensamos duas vezes antes de fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp, mas essa funcionalidade foi adicionada não faz muito tempo. A empresa incorporou a opção de chamadas de vídeo somente em 2016, e antes disso, você só podia enviar mensagens de texto para seus amigos e familiares. No entanto, a chegada das chamadas de voz e vídeo transformou completamente a experiência para todos os usuários.

A abrangência da mídia social contribuiu para o sucesso instantâneo dessas chamadas, permitindo que você se conectasse facilmente com seus entes queridos que já usavam o aplicativo de mensagens. Isso fez do WhatsApp a escolha padrão para chamadas de voz e vídeo em comparação com suas alternativas.

Isso ocorreu mesmo quando a qualidade do vídeo no WhatsApp não era tão boa quanto a oferecida pelo Google Duo e pelo Apple FaceTime na época. Além disso, ser multiplataforma favoreceu o WhatsApp, eliminando as restrições de dispositivo que os usuários do FaceTime continuavam a enfrentar.

Backup de conversas no Google Drive

Essa funcionalidade é uma verdadeira bênção. Os backups de chat na nuvem ajudam a manter seus dados do WhatsApp seguros e permitem restaurá-los se algo der errado. Também é muito útil ao trocar de dispositivos – não consigo expressar o quanto essa funcionalidade é útil para revisores como eu, que precisam pular frequentemente entre telefones.

Sem o backup na nuvem, você teria que depender de métodos manuais para transferir os dados de backup entre dispositivos, o que aumenta o risco de algo dar errado. E se você perder acidentalmente seu telefone ou apagar seus dados, suas conversas desaparecem para sempre. O backup na nuvem o protege contra todo esse risco.

Essa funcionalidade passou por várias alterações nos últimos anos. O WhatsApp e o Google anteriormente se associaram para oferecer espaço ilimitado de backup gratuito, mas recentemente começaram a contabilizar contra a cota de armazenamento do seu Drive. Por outro lado, o WhatsApp facilitou a transferência de suas conversas ao alternar entre Android e iOS.

Suporte para vários devices

Uma das funcionalidades mais solicitadas provavelmente é o suporte para o WhatsApp em vários dispositivos. O WhatsApp foi tradicionalmente projetado para ser usado em um único telefone, mas pessoas com vários dispositivos há muito tempo acham limitado não ter a opção de conversar em qualquer dispositivo em que estejam. Seguindo essa demanda, o WhatsApp introduziu a capacidade de sincronizar suas conversas com seu laptop, permitindo que você permaneça conectado no WhatsApp sem precisar usar o telefone.

Mas o WhatsApp não parou por aí. Embora você possa usar o WhatsApp no computador e no telefone simultaneamente, não é possível usar a mesma conta do WhatsApp em vários telefones. O aplicativo de mensagens introduziu essa capacidade, permitindo que você tenha telefones adicionais que podem executar o WhatsApp de forma independente, facilitando para pessoas com vários telefones. E não se preocupe com a privacidade de suas conversas nesses dispositivos secundários, pois suas mensagens são tão seguras quanto no seu telefone principal.

Mensagens desaparecendo

O WhatsApp já é um dos melhores aplicativos para usuários preocupados com a privacidade, uma vez que suas conversas e chamadas são criptografadas de ponta a ponta por padrão, ao contrário do Telegram e do Facebook Messenger. Assim, ninguém pode bisbilhotar suas mensagens, nem mesmo o WhatsApp. Mas, para proporcionar tranquilidade adicional, o WhatsApp adicionou a opção de enviar mensagens que desaparecem após um período determinado.

Você pode definir um temporizador para cada uma de suas conversas, e todas as mensagens ali desaparecerão automaticamente após o tempo definido – podendo escolher entre 24 horas, 7 dias e 90 dias. Isso também é útil se você precisar conversar brevemente com pessoas fora de seus contatos e não quiser manter suas conversas por muito tempo. Você até pode optar por iniciar automaticamente todas as novas conversas com esse temporizador. Além disso, você pode enviar arquivos de mídia para seus amigos, que poderão visualizá-los apenas uma vez, caso não queira que suas fotos acabem na galeria pessoal deles.

Bloqueando conversas

Agora, o WhatsApp permite que você aumente ainda mais a privacidade das suas conversas, bloqueando chats individuais atrás do bloqueio do seu telefone. Esta é outra maneira de evitar que as pessoas bisbilhotem suas conversas pessoais, mesmo que tenham acesso ao seu telefone. Uma vez bloqueadas, essas conversas não serão visíveis a menos que você autentique com suas biometrias, adicionando uma camada extra de segurança.

O Meta passou a última década adicionando várias funcionalidades de segurança e privacidade como essa ao WhatsApp. Isso é evidente em outra funcionalidade nativa, com a qual você pode bloquear o aplicativo inteiro do WhatsApp com sua impressão digital para manter todas as suas conversas seguras contra acessos não autorizados.

Localização ao vivo

Há momentos em que você deseja que seus amigos e familiares saibam exatamente onde você está. Embora a opção de compartilhar sua localização em tempo real já exista no Apple Family Sharing e no Google Maps, o WhatsApp oferece facilidade e ubiquidade como nenhum outro.

Se você foi para uma viagem de caminhada remota ou está encontrando alguém pela primeira vez, pode manter seus amigos informados para que possam acompanhar você no caso de algo não estar certo. Esta é uma ótima ferramenta de segurança que ajuda as pessoas todos os dias.

Envio de fotos e vídeos de alta qualidade

Entre muitos outros usos, o WhatsApp também é o lugar onde as pessoas enviam fotos e vídeos umas para as outras. Em vez de acessar o menu de compartilhamento do Google Fotos para enviar as fotos da sua viagem para o grupo de amigos no WhatsApp, é muito mais fácil. No entanto, o problema tem sido que o WhatsApp reduz a qualidade das mídias para tornar as transferências mais rápidas, economizando largura de banda e até espaço de armazenamento para backups de mídia.

Mas, felizmente, recentemente foi adicionada a opção de enviar fotos e vídeos em alta qualidade – ainda não em tamanho completo, mas algo é melhor do que nada. E a qualidade é muito melhor do que o que tínhamos que lidar anteriormente. Esta é uma funcionalidade opcional, o que significa que o WhatsApp ainda mantém a qualidade baixa como padrão, mas você pode escolher a opção de HD sempre que estiver compartilhando mídia.

spot_img

Newslleter

Related articles

Contatos Favoritos! WhatsApp libera nova função para facilitar sua comunicação

O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais...

Celular Tesla: Elon Musk Pode Lançar Smartphone

O celular Tesla tem sido um dos assuntos mais...

Bíblia online: veja como ter a bíblia completa grátis

A Bíblia, um dos textos mais influentes da história,...
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui